#TBT PPGHA | Djanira da Motta e Silva e o modernismo brasileiro
- PPGHA ART/Uerj
- 25 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
No #TBT PPGHA de hoje, destacamos a dissertação de Luíza Estruc dos Santos de Oliveira, defendida em junho de 2024, dedicada à obra de uma das mais marcantes artistas do modernismo no Brasil: Djanira da Motta e Silva (1914–1979).
Intitulada “Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro”, a pesquisa questiona a classificação recorrente de Djanira como artista “naif” e propõe uma leitura mais atenta às especificidades de sua produção e às escolhas plásticas que evidenciam sua autonomia criativa e sua inserção crítica no campo artístico moderno.
Focando em painéis com cenas de trabalho da década de 1950 — período de maturidade artística da pintora, após sua primeira viagem internacional — a autora analisa obras, catálogos de exposições e falas da própria artista, recuperando ainda textos da crítica de arte da época. A dissertação revela como Djanira construiu uma linguagem singular que afirma sua contribuição decisiva ao modernismo brasileiro, nos termos que ela própria desejava.
Esta pesquisa foi apoiada pelo CAPES DS.
Referência completa:
OLIVEIRA, Luíza Estruc dos Santos. Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.