#TBT PPGHA | Divulgação científica em destaque
- PPGHA ART/Uerj
- 30 de out.
- 1 min de leitura
Toda quinta-feira, o PPGHA apresenta uma pesquisa realizada por nossos estudantes, incentivando o conhecimento e a reflexão em História da Arte.
Hoje destacamos a dissertação de Caroline Mendes Pinto Rocha da Costa, que trata da repatriação do manto Tupinambá, peça que esteve no Museu Nacional da Dinamarca e retornou ao Museu Nacional do Rio de Janeiro após um longo processo de 24 anos.
O estudo relaciona a repatriação desse objeto à luta do povo Tupinambá de Olivença pela demarcação de seu território, no sul da Bahia, e discute o significado plural dos mantos indígenas como símbolos culturais e territórios viventes. A pesquisa também aborda os debates atuais sobre a repatriação e a arte indígena no Brasil.
Este trabalho oferece uma contribuição importante para compreender como a arte e o patrimônio cultural indígena se conectam às questões políticas e sociais contemporâneas.
Para conhecer a pesquisa completa, acesse o link abaixo.
Esta pesquisa foi apoiada pelo CAPES DS.
Referência: COSTA, Caroline Mendes Pinto Rocha. A repatriação do manto Tupinambá: tramas e territórios no contexto dos bens culturais indígenas. 2025. Dissertação (Mestrado em História da Arte) — Instituto de Artes, UERJ.