TBT PPGHA | A arte sob a lupa: a profissão do connoisseur e a avaliação de obras de arte
- PPGHA ART/Uerj
- 16 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de out.
Toda quinta-feira, o Programa de Pós-Graduação em História da Arte (PPGHA) apresenta um trabalho de conclusão para valorizar a divulgação científica. Hoje destacamos a dissertação de mestrado de Beatrice de Andrade Cabral, defendida em maio de 2023, sob orientação do professor Alexandre Ragazzi.
O trabalho, intitulado “A arte sob a lupa: a construção da connoisseurship como profissão e seus meios de avaliação de obras de arte”, discute a formação da profissão do connoisseur — um especialista na avaliação e autenticação de obras de arte — ao longo dos séculos XV ao XX.
A pesquisa começa explorando as origens dessa profissão na Antiguidade clássica e no Renascimento, especialmente dentro da cultura do colecionismo e do antiquariato, que foram decisivos para o surgimento dessa figura profissional. A dissertação também aborda a importância de Giulio Mancini, uma referência histórica fundamental na construção da connoisseurship.
Na parte final, o estudo analisa as funções e métodos desse profissional entre os séculos XIX e XX, exemplificados pelos trabalhos de Giovanni Morelli e Bernard Berenson, dois grandes nomes que influenciaram a forma como as obras de arte são avaliadas e autenticadas.
Essa pesquisa nos ajuda a entender como a avaliação das obras de arte se estruturou historicamente, destacando o papel dos especialistas para garantir a autenticidade e valor das criações artísticas.
A dissertação está disponível em acesso aberto para consulta no link abaixo:
Esta pesquisa foi apoiada pela FAPERJ.
Referência completa:
CABRAL, Beatrice de Andrade. A arte sob a lupa: a construção da connoisseurship como profissão e seus meios de avaliação de obras de arte. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.