#TBT PPGHA | Pesquisa em destaque | Dissertação sobre a “coleção pompeana” do Museu Nacional
- PPGHA ART/Uerj
- 4 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
A dissertação de mestrado de Mariana Silva Vidal, defendida em julho de 2024, investiga o processo de formação da chamada “coleção pompeana” do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista por meio de documentos arquivísticos.
Embora tradicionalmente associada à Imperatriz Teresa Cristina, a pesquisa revela que a coleção resultou de múltiplos esforços, incluindo o papel de Manuel de Araújo Porto-Alegre, ex-diretor da Academia Imperial de Belas Artes e do Museu Nacional. A partir da análise documental inédita, foram identificados novos agentes, proveniências e trajetos das peças, permitindo uma narrativa ampliada da formação da coleção.
A coleção, ampliada no final do século XIX e chamada também de Coleção Teresa Cristina ou Coleção Mediterrânea, sofreu uma drástica redução após o incêndio do Museu Nacional em 2018, mantendo apenas 30% dos objetos originais. A pesquisa destaca a importância da documentação para a reconstrução histórica e preservação intelectual desse patrimônio, além de apresentar uma base de dados que auxilia futuros estudos.
Referência: VIDAL, Mariana Silva. Curadoria em arquivos históricos: a “coleção pompeana” do Museu Nacional através da documentação. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) — Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Esta pesquisa foi apoiada pelo CAPES DS.
Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/23871