#TBT PPGHA | Genealogias possíveis para três tipos de artista
- Jeferson Rodrigues
- 7 de ago.
- 2 min de leitura
Nesta quinta-feira, o PPGHA inicia uma nova série de postagens semanais com foco na divulgação científica dos trabalhos de conclusão desenvolvidos no Programa. A proposta do #TBT PPGHA é compartilhar, todas as quintas-feiras, pesquisas que ajudam a ampliar o debate sobre a História da Arte, em diferentes abordagens e contextos.
O destaque de hoje é a dissertação de mestrado defendida por André Fernandes Leite da Luz em 2021, sob orientação do professor Alexandre Ragazzi, com participação na banca das professoras Fernanda Pequeno da Silva e Guilherme da Silva Bueno.
Título do trabalho:
Possíveis genealogias para três tipos de artista: xamânico-messiânico, artesão-trabalhador e paciente-arteterapêutico
A dissertação propõe uma reflexão sobre os perfis de artistas, a partir da ideia de que suas produções estão ligadas a suas personalidades e formas de estar no mundo. Para isso, o autor desenvolve uma tipologia composta por três tipos principais: - O artista xamânico-messiânico, que cria como se tivesse uma mensagem importante a transmitir, utilizando elementos de caráter ritual, simbólico ou espiritual; - O artista artesão-trabalhador, cuja relação com a arte se aproxima do ofício, do fazer manual e da prática cotidiana;
- O artista paciente-arteterapêutico, que usa a arte como forma de lidar com suas emoções e questões existenciais, mesmo que não esteja diretamente vinculado a práticas terapêuticas formais. Esses três tipos são apresentados com base em exemplos da história da arte, considerando tanto artistas do passado quanto do presente. A dissertação também propõe hipóteses sobre as origens possíveis desses perfis, analisando como o papel do artista foi sendo construído ao longo do tempo.
Acesse o trabalho completo:
Esta pesquisa foi apoiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
A série #TBT PPGHA busca valorizar e dar visibilidade à produção intelectual do nosso programa. A cada semana, um novo trabalho será apresentado. Fique atento ao nosso blog.