#TBT PPGHA | Destaque PPGHA | Dissertação sobre igrejas neogóticas da Família Vicentina no século XIX
- PPGHA ART/Uerj
- 11 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Apresentamos a dissertação de mestrado de Eliane Areas Cid, defendida em julho de 2024, intitulada “Análise de três igrejas neogóticas da Família Vicentina no sudeste brasileiro do século XIX: aspectos construtivos, decorativos e programa artístico integrado”.
O trabalho discute os aspectos construtivos e decorativos de três igrejas neogóticas construídas pela Família Vicentina na região sudeste do Brasil durante o último quartil do século XIX. Duas igrejas localizadas em Minas Gerais (Santuário do Caraça e Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina) e uma no Rio de Janeiro (Basílica da Imaculada Conceição) foram projetadas pelo Pe. Clavelin e apresentam características construtivas semelhantes.
A dissertação analisa a iconografia dos vitrais, estatuária e esculturas religiosas, evidenciando a influência dos valores tridentinos e do movimento ultramontano que marcou a Igreja Católica no Brasil daquele período. Além disso, os aspectos construtivos e decorativos são integrados numa reflexão sobre a experiência vivencial do ambiente construído, considerando as especificidades locais e os objetivos da Família Vicentina para cada templo.
Referência: CID, Eliane Areas. Análise de três igrejas neogóticas da Família Vicentina no sudeste brasileiro do século XIX: aspectos construtivos, decorativos e programa artístico integrado. 2024. 266 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) — Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Disponível em https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/23034