#TBT PPGHA | Autorrepresentação e contranarrativas na arte de Maxwell Alexandre e Dalton Paula
- PPGHA ART/Uerj
- há 1 dia
- 1 min de leitura
No TBT de hoje, celebramos a pesquisa de Fabiana Ferreira de Alcantara, defendida em setembro de 2023 no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UERJ.
A dissertação “Autorrepresentação e a construção de narrativas a partir dos artistas Maxwell Alexandre e Dalton Paula” investiga como esses dois importantes artistas contemporâneos constroem imagens de si e de seus pares negros no sistema da arte atual. As obras de ambos são entendidas como ações performativas que buscam resgatar a autoestima da população negra, ao mesmo tempo em que questionam as representações tradicionais e hegemônicas no campo da arte.
A autora utiliza a categoria de “encruzilhada”, proposta por Leda Maria Martins, como estratégia metodológica para refletir sobre os cruzamentos entre arte e antropologia, representação e identidade, tradição e ruptura. A pesquisa também aponta para as contradições do sistema da arte, ao discutir os limites e as possibilidades de inserção dos artistas negros em espaços de poder simbólico.
A dissertação nos convida a pensar como a autorrepresentação pode se tornar uma ferramenta de protagonismo, construção de contranarrativas e permanência. Um estudo relevante e atual, que contribui para o debate sobre arte negra no Brasil contemporâneo.
Acesse a pesquisa completa no link abaixo:
Referência completa:
ALCANTARA, Fabiana Ferreira de. Autorrepresentação e a construção de narrativas a partir dos artistas Maxwell Alexandre e Dalton Paula. 2023. 243 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.