Disciplina Eletiva 2025.2 – Arte e Alteridade: estudos/estudos avançados de Antropologia da Arte: "Arquivos e imagens insubmissas" (PPGHA/PPCIS)
- Jeferson Rodrigues
- há 3 dias
- 1 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
O Programa de Pós-Graduação em História da Arte (PPGHA/UERJ), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ), oferece no segundo semestre de 2025 a disciplina eletiva:
Arte e Alteridade: estudos/estudos avançados de Antropologia da Arte: "Arquivos e imagens insubmissas"
📅 Segundas-feiras, das 9h às 12h 📍 Sala 9017A (PPCIS) 👨🏫 Prof. Marcos Albuquerque
Ementa:
Assim como as retomadas de terras e de identidades, as retomadas de arquivos, documentos e objetos têm se intensificado nas últimas décadas, constituindo, na arte e no audiovisual contemporâneos, um dos eixos do que Hal Foster denominou “impulso arquivístico”. Seja no questionamento dos silêncios e silenciamentos constitutivos dos arquivos, na experimentação com o que Saidiya Hartman chamou de “fabulação crítica” ou na reivindicação de restituição de objetos expostos em museus ocidentais, retomar rastros sedimentados do passado implica interrogar suas violências e as lacunas que os constituem.
Da era das exposições coloniais e zoológicos humanos aos museus globalizados e à circulação massiva de vídeos em rede, a produção e exibição de imagens, sons e objetos têm sido centrais na fabricação de identidades e diferenças. Se arquivos instituídos impõem regimes de visibilidade e esquecimento, práticas artísticas e etnográficas contemporâneas buscam insurgir contra essas narrativas, explorando montagens que rearticulam tempos e memórias.
Este curso convida ao questionamento dessas dinâmicas em contextos interculturais e subalternos, considerando os desafios éticos, estéticos e políticos envolvidos na criação de histórias potenciais. Como arquivos, objetos e regimes de imagens podem ser retomados e subvertidos? O que emerge quando se desafiam suas estruturas? Buscaremos explorar essas questões por meio de práticas e registros etnográficos, artísticos e outras.