top of page
Buscar
  • Foto do escritorPPGHA

Renascimento Global

Atualizado: 1 de set. de 2021


Detalhe do mapa de Tenochtitlán na tradução latina da Segunda Carta de Hernán Cortés (Nurembergue, 1524). Newberry Library, Edward E. Ayer Collection. Obra em domínio público.


O Renascimento é um fenômeno cultural, social, ideológico e político essencialmente europeu. O termo “renascimento” é cunhado na Itália e faz referência à retomada de valores retórico-visuais remontantes à Antiguidade Greco-Romana. Durante muitos séculos, de fato, o Renascimento era considerado, mais que europeu, italiano, e foi somente do longo do século XX que começaram a consolidar-se narrativas, por exemplo, de um Renascimento Ibérico ou Flamengo. Mais recentemente, a partir sobretudo da segunda década do século XXI, surgiram diversas pesquisas em uma nova área: o assim chamado Renascimento Global. Neste episódio discutiremos como esse crescente campo procura aproximar investigações multidisciplinares sobre o renascimento de geografias extra-européias, concentrando-se em intercâmbios artísticos, culturais e materiais entre a África, América, Ásia e Europa.


Convidadas: Amy Buono e Carolina Martínez

Host: Maria Berbara


Amy Buono é doutora e mestra em História da Arte e Arquitetura pela University of California, em Santa Barbara. Professora na Chapman University em Califórnia, desenvolve projetos sobre cultura visual da América Latina e museologia. Seus interesses de pesquisa incidem sobre a história das instituições artísticas, a relação entre técnica e eficácia social e os deslocamentos rituais e retóricos do objeto artístico.


Carolina Martínez é doutora em História pela Universidade de Buenos Aires e Universidade de Paris 7 - Diderot. Pesquisadora do CONICET e professora da Universidade Nacional de San Martín e Universidade de Buenos Aires, ela estuda a produção, recepção e circulação de relatos de viagens e imagens cartográficas no período da expansão transoceânica européia dos séculos XVI a XVIII.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page