top of page
Buscar
  • Foto do escritorPPGHA

Existe uma História da Arte Global?

Atualizado: 1 de set. de 2021


Ricardo Basbaum diagrama (Local-Global), 1996 instalação em La Galerie, Noisy-le-Sec, 2014. Coleção particular. Foto cortesia de La Galerie - Centre d'art Contemporain




Embora a ideia de estudar comparativamente a arte produzida em distintas partes do mundo não seja recente, nas duas primeiras décadas do século XXI intensificou-se o que viria a ser chamado de “global turn”, ou “viragem global”, no campo da história da arte. Uma premissa central da história da arte global é a necessidade de criar uma percepção multicêntrica do mundo, da cultura e das artes. A história da arte global ambiciona ser inclusiva e valorizar temporalidades e geografias tradicionalmente consideradas periféricas, ou menos influentes. Paralelamente, busca também criar abordagens transculturais que desestabilizem narrativas nacionalistas ou regionalistas da arte. Discutiremos essas importantes questões neste primeiro episódio.


Convidados: Ana Magalhães e Jens Baumgarten

Host: Maria Berbara


Ana Gonçalves Magalhães é professora livre-docente, curadora e, atualmente, diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). É bacharel em história e mestre em história da arte e da cultura pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e fez seu doutorado em história e crítica da arte na Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenadora editorial e assistente de curadoria ma Fundação Bienal de São Paulo entre 2001 e 2008, e desde sua chegada ao MAC USP, tem sido convidada como pesquisadora visitante e professora visitante em universidades e institutos de pesquisa, na Europa e nos Estados Unidos. Em 2019, recebeu uma bolsa curatorial na Bibliotheca Hertziana – Max Planck Institute de História da Arte, em Roma. Desenvolve sua pesquisa em torno do acervo de arte moderna internacional do MAC USP, principalmente focada nas obras de arte italiana e sua relação com o ambiente artístico brasileiro entre os anos 1930 e 1950, em uma perspectiva transnacional.


Jens Baumgarten é professor de história da arte na Universidade Federal de São Paulo. Ele estudou História e História da Arte em Hamburgo e Florença. Foi pesquisador visitante no Getty Research Institute e no Kunsthistorisches Institut (KHI) em Florença. Ele é especialista em história da arte moderna da América Latina e Europa, bem como em historiografia da arte, cultura popular, cultura visual e seus contextos teóricos e metodológicos.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page